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MARCELO DANTAS

Marcelo Dantas nasceu em 1980 no Funchal, filho de pai madeirense e mãe brasileira. Ainda que sempre tenha vivido em Lisboa, as suas memórias mais fortes repartem-se pela naturalidade dos seus pais, mais quentes, densas e familiares, por oposição a uma vida tipicamente sub-urbana na capital portuguesa.
Sendo arquitecto de formação, desde cedo na profissão foram importantes referências externas de outras artes para uma aproximação conceptual e plástica mais consistente a cada projecto. Este modo de encarar a arquitectura valeu-lhe, desde o final do seu percurso académico, diversos prémios, nacionais e internacionais, convites para publicações, conferências e exposições.
Posteriormente, das primeiras referências artísticas passou à produção de referências próprias, relacionadas com uma vontade pessoal de transpor os limites habituais da actividade enquanto arquitecto, ainda que com o objectivo final orientar cada exercício para o projecto de arquitectura.
Actualmente entende que não há um sentido único em cada experiência, independentemente da área, pelo que as expressões, transições e cruzamentos se tornam cada vez mais inusitados, através da fotografia, desenho, pintura, arquitectura, escultura ou design, num processo de constante contaminação técnica, experimental ou conceptual.

[ING]

Marcelo Dantas was born in 1980 in Funchal, Madeira. Although he has always lived in Lisbon, his strongest memories and references are divided by his parents home places, Madeira and Brasil. Those places, who have a warmest atmosphere and a familiar character, has an opposition to the typical sub-urban living in the Portuguese capital.
He's an architect but early in the profession there were important external references from other arts which interested him in order to find a more consistent conceptual and plastic approach to every project. This way of thinking architecture, has gave him since the beginning, several national and international awards, and innumerous calls for publications, lectures and exhibitions.
Later, from the first artistic references, he started to create his my own references, related with a personal desire to transpose the usual limits of his activity as an architect. Still, from the beginning, the end goal of each exercise was always oriented to an architecture project.
Nowadays , he thinks there is no unique direction in every experience whatever the area is, so that the expressions, transitions and intersections become increasingly unusual, materialized in photography, drawing, painting, architecture, sculpture or design, in a process of constant contamination of techniques, experiences or concepts.