facebook.com/kairospavilion

Propostas seleccionadas:
MONTAJE | Andrés Carretero, Pablo Alonso e Saúl Alonso
JANELA TEMPORAL | Phyd Arquitectura, Paulo Henrique Durão
PHILTRU | Marcelo Menescal Dantas
TOSTADA ES PAN | Tostada es Pan
IMPRESSÕES NO VAZIO | Dalila Choro e Frederico Vieira Reis
AUDIENCE | Hugo Barata
SANDBOX | Luísa Sanchez Salvador

Menção Honrosa:
FIRE HORIZON | Kreider + O'Leary

Após a primeira fase de programação na qual foram apresentadas as propostas de intervenção dos arquitectos Alberto Campo Baeza, Francisco e Manuel Aires Mateus e ainda Pezo von Ellrichshausen, o Pavilhão KAIROS dará início a uma nova programação já a partir de Setembro de 2013 com propostas seleccionadas através do open call lançado em Março deste ano dando assim seguimento aos seus propósitos iniciais de criar uma 'plataforma pública, livre e aberta à participação e apresentação de propostas a integrar o calendário e potenciar o encontro, interacção e cruzamento de diferentes áreas disciplinares'.

As propostas de intervenção foram analisadas por todos elementos do júri, a equipa KAIROS composta pelos Arquitectos João Quintela, Tim Simon e Fabricia Valente e os membros convidados, Arquitecto Luís Santiago Baptista, director da revista de arquitectura e arte ARQ/A e professor auxiliar convidado na ECATI-ULHT e Arquitecto Manuel Henriques, director executivo da Trienal de Arquitectura de Lisboa.
Os critérios de avaliação do júri estiveram assentes sobretudo na pluralidade de experiências propostas para a vivencia do Pavilhão KAIROS e na relação específica e intrínseca com as suas características. Foram também valorizadas as abordagens passíveis de contribuir para um discurso crítico e teórico que se pretende explorar através de iniciativas que decorrerão paralelamente.
Devido à qualidade geral dos trabalhos apresentados, decidiu-se alargar o período de apresentação de propostas para os próximos dois semestres possibilitando assim a apresentação de sete intervenções, sendo que as primeiras quatro integrarão o calendário do KAIROS e paralelamente farão parte da programação de projectos associados do 'Close, Closer - Terceira Edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa', e as restantes farão parte do calendário do Pavilhão KAIROS para o primeiro semestre de 2014.
A calendarização e ordem de apresentações foram estruturadas em conjunto por todos os elementos do júri segundo critérios de exequibilidade, condições climáticas inerentes e pluralidade de temas e conteúdos apresentados sequencialmente. Não representa por isso uma ordem qualitativa.

A equipa do projecto KAIROS agradece a todos aqueles que mostraram vontade e empenho para participar neste desafio. Esperamos que os que não foram seleccionados nos acompanhem nas seguintes fases e encontrem nesta programação mais estímulos para, num possível futuro, participarem connosco.

Os nossos sinceros Parabéns a todos os selecionados!