MONTAJE
Andrés Carretero, Pablo Alonso, Saúl Alonso
9 de Setembro a 5 de Outubro 2013
Apropriamo-nos do Pavilhão KAIROS enquanto material de construção. Recorrendo às peças de betão que sobraram da sua construção original, encerramos o acesso mais evidente e tapamos as duas aberturas diagonais por onde antes se espreitava. Retiramos, como arqueólogos, as lajetas que permitem o acesso ao ponto mais alto e à ultima pedra angular colocada, elementos imprescindíveis na experiência do Pavilhão enquanto acto culminante. Uma câmara fixa grava o espaço central, que permanece no seu lugar embora não se possa ver, e projecta a imagem em tempo real sobre a parede recentemente construída. O Pavilhão adquire informação e transparência, a qual apenas se percebe em função da atmosfera natural. Simultaneamente, a sua experiência é suavemente intensificada e pervertida.
Os materiais e as ferramentas de trabalho são dispostas no exterior, evidenciando a montagem. Usamos a palavra 'MONTAJE', em espanhol, pela sua riqueza de significados: a acção e o efeito de montar, a combinação das diversas partes de um todo, mas também como aquilo que apenas aparentemente corresponde à verdade.
[ES]
Nos apropiamos del Pabellón Kairos como material de construcción. Con las piezas de hormigón sobrantes de la obra original sellamos el acceso más evidente y construimos las esquinas por donde antes se miraba. Retiramos, como arqueólogos, las baldosas que permiten el acceso al punto más alto y la última piedra angular colocada, elementos imprescindibles en la experiencia del pabellón como acto culminante. Una cámara fija graba el espacio central, que sigue ahí pero no puede verse, y proyecta su imagen en tiempo real sobre la pared exterior recién completada. El pabellón adquiere información y transparencia, que se percibe en función de la atmósfera natural, a la vez que su experiencia se intensifica y pervierte suavemente.
Los materiales y herramientas de trabajo se disponen en el exterior, evidenciando el montaje. Usamos la palabra montaje, en español, por su riqueza de significados: la acción y el efecto de montar, la combinación de las diversas partes de un todo, pero también como aquello que, solo aparentemente, corresponde a la verdad.